O novo LF oferece tudo que espera de um camião de distribuição moderno. É ágil, fornece acesso excepcional e caracteriza-se por oferecer uma primeira classe de condução. Muitos arranques e paragens, carregamentos rápidos e descarregamentos...O novo LF consegue-o sem esforço. Ele também oferece um interior completamente novo com todo o conforto que você pode imaginar para o motorista. E também uma ampla gama de motores, transmissões e rácios de eixo traseiro. Para um ótimo desempenho.
O novo LF Euro 6 tem um design estudado em detalhe. É perfeitamente adequado para trabalhos de distribuição. Há um modelo LF individualizado para cada tarefa de distribuição na classe de 7,5 a 19 toneladas. Seja qual for sua escolha, graças ao baixo peso em circulação todos os modelos são um líder em capacidade de carga na sua classe. Isso contribui para a eficiência na mesma gama que os motores PACCAR de quatro e seis cilindros modernos, com potências de 112 kW/150CV a 231 kW/310CV. Poderoso, fiável e eficiência de combustível. Os intervalos de manutenção de até 60.000 km que maximizam o tempo na estrada.
O novo design confere uma aparência genial ao novo LF Euro 6. O interior totalmente remodelado com um novo painel de instrumentos, onde o Assistente de Driver Performance integra o sistema e oferece o melhor ambiente de trabalho para o motorista. O novo chassis é totalmente plano, de modo que o mecânico possa facilmente trabalhar nele.
Se escolhe entre um rigido ou um trator, se opta pela cabine Day Cab, ou a versão grande Extended Day Cab ou ainda a la Sleeper Cab, há sempre um modelo LF perfeito para o seu negócio de distribuição.
Desenho
Importante para um camião que opera em zonas urbanas: Linhas simples. Além disso, um veículo de distribuição tem que ter um desenho sólido. A equipa de desenho da DAF combinou ambos os conceitos. Sem esquecer, o exterior do LF deixa ver muito mais que linhas atrativas. Contribui para a eficiência, o tempo de atividade, o conforto e a segurança.
Modelos de Cabine
A nova série DAF LF está disponível em três variantes de cabine:
As cabines têm uma altura de 2.130mm, um tamanho compacto que beneficia a manobralidade em destribuição urbana, especialmente em combinação com o pequeno diâmetro de rotação (ângulo do volante 50 a 53?, dependendo da variante da cabine).
Em função do modelo e da especificação do país, a cabine é montada sobre o chassis com de borracha em forma de V, flexivel, na parte frontal, ou com molas helicoildades nos quatro pontos amortecedores. As molas helicoildades estão equipadas de série com as versões Sleeper Cab e nas variantes de 18 toneladas e vários modelos de trator.
Sentar-se e conduzir
Graças ao uso de cores quentes, todos os condutores se sentiram imediatamente em casa dentro da cabine. O interior do novo DAF LF oferece:
Acessos excelentes
No transporte de distribuição, o condutor tem de entrar e sair da cabine várias vezes ao dia. Por isso, otimizamos a acessibilidade no novo DAF LF, com portas de grande abertura (90º) combinadas com luzes de cortezia práticas.
O sistema de aquecimento e ventilação tem uma grande capacidade. Por isso, o interior alcança rapidamente a temperatura ideal.
Para os modelos LF ligeiros (com rodas de 17,5 polegadas), a baixa altura do chão de 89cm manteve-se. As versões mais pesadas, com rodas de 19,5 e 22,5 polegadas, têm uma altura do chão de 98cm e 111cm.
A série LF da DAF para a norma Euro 6 inclui os novos motores PACCAR PX de quatro ou seis cilindros com diversas opções de potências, caixas de velocidades e relações de eixos traseiro, de modo a que possa especificar a estrutura correta para cada aplicação. Estas novas especificações garantem uma combinação ótima de potência e eficiência. As novidades são uma caixa de velocidades manual de 9 velocidades e um novo eixo traseiro SR1339 para aplicações mais pesadas.
Motor PX-5
O novo motor PACCAR PX-5 de 4,5 litros e 4 cilindros é o motor idela para distribuição urbana. Oferece tecnologia Euro 6 com o melhor nível de emissões. E, claro, oferece baixo consumo a que está habituado graças à DAF.
Os motores PACCAR PX-5 são limpos e económicos, além de serem muito fiaveis. O PX-5 pode chegar a um intervalo de manutenção de 60.000km. O filtro de particulas ativo so se deve limpar após 320.000km ou 5 anos. Gaças a ele, mantém os custos de manutenção baixos e obtem-se uma maior rentabilidade.
Tipo Motor | Rendimento | Força Motor |
---|---|---|
PX-5 112 | 112 kW/150 CV (1.800-2.300 rpm) |
580 Nm (1.100-1.800 rpm) |
PX-5 135 | 135 kW/180 CV (1.800-2.300 rpm) |
700 Nm (1.200-1.800 rpm) |
PX-5 157 | 157 kW/210 CV (2.000-2.400 rpm) |
760 Nm (1.300-2.000 rpm) |
Motor PX-7
Como os motores da série MX, motores PACCAR PX são recém-desenvolvido. O motor PACCAR PX-7 de 6,7litros e 6 cilindros é o mais alto desta gama. Este potente motor é ideal para o novo LF e para realizar trabalhos de distribuição. O PX-7 é potênte e eficiente, preciso e limpo. E de fácil manutenção.
Tipo Motor | Rendimento | Força Motor |
---|---|---|
PX-7 164 | 164 kW/220 CV (1.800 – 2.300 rpm) |
850 Nm (1.100 – 1.800 rpm) |
PX-7 186 | 186 kW/250 CV (1.800 – 2.300 rpm) |
950 Nm (1.100 – 1.800 rpm) |
PX-7 208 | 208 kW/280 CV (2.000 – 2.300 rpm) |
1.020 Nm (1.200 – 2.000 rpm) |
PX-7 231 | 231 kW/310 CV (2.000 – 2.300 rpm) |
1.100 Nm (1.200 – 2.000 rpm) |
Eixos
A parte traseira do chassis é formado por um só eixo traseiro de redução e uma ampla seleção de mudanças. O eixo mais leve, um SR 5.10 de cinco toneladas tem uma relação de transmissão de 4,10:1, enquanto oferece 7 mudanças que oscilam de 3,31:1 a 6,33:1. Os eixos de 8, 10 e 11 toneladas oferecem a possíbilidade de escolher entre sete relações de transmissão, desde ,31:1 a 6,33:1.
Para uma tolerancia de carga adicional, o LF de 18/19 toneladas também se pode especificar com um novo e robusto eixo traseiro SR 13.39, uma opção muito interessante para paises em que permitem que o eixo condutor suporte mais de 11,5 toneladas. O novo eixo de 13 toneladas está disponível com comprimentos de 3,73, 4,10, 4,56, 5,13 e 5,63.
Caixa de Velocidades
A nova série LF está equipado com caixas manuais de cinco ou seis velocidades, incluindo um cabo confortável mudança de marcha para reduzir o esforço de mudança e muda de engrenagens. O novo cabo de mudanças não necessita manutenção e contribui para reduzir ainda mais o ruído.
A novidade é a caixa de mudanças manual ZF de nove velocidades, adequada para rotações elevadas até 1.100 Nm e,portanto, perfeita para os modelos LF mais pesados, por exemplo, o transporte de contentores ou edifícios.
A caixa de velocidades automática com seis velocidades AS Tronic é opcional para o DAF LF. Para aplicações especiais, a série totalmente automática Allison 3000 estará disponível p ara uso em, entre outros, camiões de bombeiros e de recolha de lixo.
Ideal para trabalhos de construção onde a boa capacidade de manobra é fundamental: LF construction. Dispõe de baixo peso em circulação para alcançar um maior carga útil e máxima eficiência. Ao mesmo tempo, o novo LF construction oferece excelente conforto para o condutor.
O LF Construction apresenta um aspeto exterior robusto, semelhante ao seu irmão maior, o CF Construction. Catacteriza-se pela grade preta, o parachoques robusto e uma placa de proteção do radiador. O LF Construction oferece um aspeto robusto e agradável ao mesmo tempo. Trata-se de algo importante para um veículo de construção que trabalha em muitas àreas urbanas.
O LF é famoso pela sua comodidade e simplicidade de condução. Características:
O LF construction está disponível com motor PACCAR PX-7 de 6,7 litros e uma potência entre 220CV e 310CV
A DAF apresenta o LF Aerobody, um camião de distribuição de 12 toneladas que se comercializa, equipado de série, com uma carroçaria aerodinâmica PACCAR. Graças ao conjunto de delfectores e guardalamas especialmente desenhados, consegue-se uma redução significativa do consumo de combustível e das emissões de C02, particularmente em transporte de distribuição.
Para conseguir um ótimo desenho, o teto do DAF LF Aerobody apresenta uma ligeira inclinação ascendente na parte fronta e acabamentos arrendondados nas esquinas. Na parte traseira, a secção intermédia do teto da carroçaria decresce ligeiramente, para melhorar a eficiência aerodinâmica. Com essa mesma finalidade, soma-se uma série de deflectores e guarda-lamas especialmente desenhados para o mesmo. Este conjunto faz com que a cabine fique completamente integrada com a carroçaria.
Graças a estas melhorias aerodinâmicas, permitem uma poupança de combustível superior a 4% e por sua vez uma redução das emissões de C02, particularmente em transportes de distribuição. A uma velocidade média de 85km/h, o novo LF Aerobody Euro 6 é até 8% mais económico comparado com veículos equipados com uma carroçaria convencional.
O LF Aerobody, está disponível com comprimentos de 6,75 e 7,05 metros, ideal para o transporte de 16 ou 17 europalets. O LF Aerobody inclui uma versão com elevador traseiro com capacidade de elevação de 1.500kg e para proporcionar uma maior comudidade está disponível com uma porta opcional no lado direito da carroçaria.